Candidata de esquerda tem vitória esmagadora em eleição para presidente da Irlanda
25/10/2025
(Foto: Reprodução) Catherine Connolly chega ao Castelo de Dublin no dia do anúncio dos resultados da eleição presidencial da Irlanda
Clodagh Kilcoyne/Reuters
Catherine Connolly, uma parlamentar veterana da extrema-esquerda do espectro político irlandês, foi eleita presidente por uma margem esmagadora neste sábado (25), em uma resposta contundente à coalizão de centro-direita recentemente reeleita para governar o país.
Connolly, 68 anos, uma crítica de longa data da União Europeia na Irlanda esmagadoramente pró-UE, foi apoiada pela oposição dominada pela esquerda e não era um nome conhecido. Ela foi subestimada por muitos no início da disputa para a Presidência, que tem um papel amplamente cerimonial.
Connolly ganhou impulso à medida que a campanha avançava, entusiasmou os eleitores mais jovens e foi eleita com 63,4% dos votos. A outra candidata que buscava a eleição, a ex-ministra do gabinete Heather Humphreys, obteve 29,5%.
"Serei uma presidente que ouve, que reflete e que fala quando necessário. Juntos, podemos moldar uma nova República que valorize a todos", disse Connolly em um discurso no Castelo de Dublin.
Brasileira é alvo de ataque xenofóbico na Irlanda