Inadimplência de aluguel em Alagoas bate recorde no mês de abril
27/05/2025
(Foto: Reprodução) Dados do Índice Superlógica apontam que registro é a maior alta já registrada. ¨Mais de 6% dos alagoanos deixaram de pagar o aluguel em abril
Jonathan Lins
A taxa de inadimplência de aluguel em Alagoas registrou índice recorde no mês de abril, atingindo 6,21% — maior alta já registrada no estado. O levantamento feito pelo Índice Superlógica mostra que esse percentual está acima da média nacional, que foi de 3,15% nesse mesmo período.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
A maior taxa já registrada em Alagoas desde o início do estudo foi em janeiro desse ano, quando a inadimplência locatícia chegou a 5%. O Índice considera inadimplentes aqueles que possuem boletos que estão há mais de 60 dias sem pagamento ou que foram pagos com atraso de mais de 60 dias.
Em comparação ao ano passado, o número de inadimplência deu um salto em Alagoas. Em abril de 2024, a taxa de inquilinos que deixaram de pagar o aluguel foi de 2,47%, um aumento de 3,47 ponto percentual se comparado a abril.
A falta de pagamento do aluguel pode levar a uma ação de despejo movida pelo dono do imóvel. Segundo Manoel Gonçalves, Diretor de Negócios para Imobiliárias da Superlógica, os primeiros meses do ano costumam ser mais desafiadores e aumentam a chance de problemas com dívidas.
"Essa oscilação registrada no início do ano, mostra que os brasileiros estão sentindo um cenário econômico desafiador. É importante seguir de olho nas projeções de aumento na inflação e nas taxas de juros, que são fatores que podem ser um gatilho para o aumento do endividamento nos próximos meses”.
Em um cenário mais amplo, a região Nordeste lidera o ranking da inadimplência locatícia no Brasil (4,55%), seguida pelo Norte (4,45%) e Centro-oeste (3,12%). As regiões Sudeste e Sul figuram no levantamento com taxas de 2,94% e 2,50%, respectivamente.
Alta da inadimplência chama a atenção de especialistas
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL