Possibilidade de sanções a Moraes nos EUA: entenda o peso de aplicar medidas a autoridades de outro país
27/05/2025
(Foto: Reprodução) O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que o país avalia sanções contra Alexandre de Moraes, ministro do STF. A declaração foi feita em resposta ao deputado republicano Cory Mills. Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio disse, na semana passada, que o país avalia sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Rubio foi direto quando perguntado pelo deputado republicano Cory Mills — considerado fiel a Donald Trump — se os Estados Unidos avaliavam aplicar sanções contra o brasileiro com base na Lei Global Magnitsky, que permite punir estrangeiros envolvidos em violações de direitos humanos ou em casos de corrupção.
"Há uma grande possibilidade de que aconteça", disse Rubio, na quarta-feira (21), durante uma sessão na Câmara dos Representantes. Rubio e Mills participavam de uma audiência do Comitê de Relações Exteriores da Casa
Para o cientista político Guilherme Casarões, a tentativa de enquadrar uma figura pública brasileira, como Moraes, nessa lei possui representa uma fase muito nova no relacionamento entre o atual governo Trump e a política brasileira. É a primeira vez que se fala especificamente de sanções contra uma figura de autoridade no Brasil.
Casarões falou em entrevista ao podcast O Assunto desta terça-feira (27). OUÇA A PARTIR DO MINUTO 19:17 NO PLAYER ACIMA.
"No campo das relações Brasil e Estados Unidos, trata-se de uma novidade que já vinha sendo antecipada pelo Eduardo Bolsonaro, pelo grupo bolsonarista, desde a vitória do Trump nas eleições do ano passado."
"E que agora, com essa possibilidade, ainda não há nada de concreto, mas o mero fato de o secretário do Estado norte-americano, Marco Rubio, ter dito especificamente que considera a possibilidade da aplicação desta lei, no caso do Alexandre de Moraes, isso leva, claro, a nossa relação bilateral e institucional a um patamar muito diferente e muito perigoso."
Ouça a íntegra do episódio aqui.
O que você precisa saber:
DEPUTADO LICENCIADO: PGR pede investigação de Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA
DANIELA LIMA: Moraes manda PF ouvir Bolsonaro em investigação sobre ações de Eduardo
Eduardo se defende e acusa PGR de agir politicamente: 'tiro no pé'
A ameaça de sanção a Alexandre de Moraes
O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 161 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 12,4 milhões de visualizações.
Alexandre de Moraes em sessão da Primeira Turma do STF.
Antonio Augusto/STF