Terceiro ataque em 4 dias: criminosos incendeiam vagão de trem na Baixada Santista
25/10/2025
(Foto: Reprodução) Vagão com carga de celulose foi incendiado por criminosos na Baixada Santista
Um vagão de um trem carregado com celulose foi incendiado por criminosos na linha férrea entre São Vicente e Cubatão (SP). Este é o terceiro caso registrado em quatro dias. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas e ninguém se feriu.
🔎 A celulose é um composto químico encontrado em células das plantas. A matéria-prima é usada para fazer produtos de papel, tecido, materiais de construção, cosméticos, fármacos e combustíveis.
O incêndio ocorreu por volta das 23h da última sexta-feira (24). Em nota, a Rumo Logística informou que criminosos incendiaram o vagão, que, segundo apurou o g1, pertence à MRS, empresa que também opera no corredor de exportação.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo o Corpo de Bombeiros, após o controle do fogo, o local ficou sob responsabilidade da Rumo, concessionária que administra o trecho.
O g1 solicitou um posicionamento à MRS e a Secretaria de Segurança Pública, mas não teve retorno.
Posicionamento
Em nota, a Rumo classificou o episódio como mais um reflexo da insegurança pública na região, “que expõe a população e compromete o pleno funcionamento da infraestrutura ferroviária de interesse nacional”.
A empresa afirmou que “está colaborando com os órgãos da Segurança Pública para atuação preventiva e repressiva visando coibir crimes e responsabilizar os autores” e que “continuará colaborando integralmente com as autoridades na investigação dos atos de vandalismo”.
Incêndio atingiu vagão de celulose na sexta-feira (24)
Reprodução
Na terça-feira (21), outro vagão de celulose foi incendiado. Cerca de 24 horas depois, uma nova composição foi alvo de ataques também em Cubatão.
Além dos incêndios, a Rumo relatou que os ataques causaram vazamento de carga e prejuízos adicionais. “As equipes da concessionária estão atuando na limpeza e recuperação da área para evitar que a comunidade próxima à linha férrea seja impactada”, informou.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos